A Esperança Cristã Normal – Ser Chamado Para O Céu Sem Ver A Morte

A Esperança Cristã Normal – Ser Chamado Para o Céu Sem Ver a Morte

Em toda esta passagem a respeito da vinda do Senhor (o Arrebatamento), Paulo se incluiu nesta grande esperança, declarando “nós”. Ele fala da perspectiva de ser a postura normal do Cristão, que deve ser chamado para o céu sem vendo a morte (Rm 8:11; 2 Co 5:2; Fp 3:20-21; 2 Ts 2:1). Sendo um vaso especial e um apóstolo, foi revelado a Paulo no final de sua vida que ele seria chamado para o céu pela morte; assim ele não estaria entre o número dos santos vivos que não veriam a morte (2 Tm 4:6-8). Ele estava disposto a isso (2 Co 5:8) e até mesmo desejou, se fosse a vontade de Deus para ele (Fp 1:23; 3:10-11). Ao apóstolo Pedro foi falada da mesma coisa (2 Pe 1:14). Mas essas exceções de modo algum negam o fato de que a esperança Cristã normal é esperar ser chamada para o céu sem ver a morte.
Note que a ressurreição dos santos em um estado glorificado não ocorre no céu, mas aqui na Terra onde eles viveram e morreram (1 Co 15:51-56). Haverá uma demonstração do absoluto triunfo no próprio campo de batalha em que os santos lutaram “o bom combate [conflito – JND] da fé” (1 Tm 6:12 – ARA). Esses santos testificaram aqui, lutaram aqui e perderam suas vidas em conflito aqui, e agora eles terão vitória com Cristo naquele mesmo campo de batalha! Paulo diz: “Então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória” (1 Co 15:54, 57; 2 Co 5:4).
O Senhor então ostentará em desfile os santos glorificados através “do ar” – o próprio reino onde o diabo, “o príncipe das potestades do ar” (Ef 2:2), teve acesso e fez o seu trabalho maligno. O Senhor fará, então, uma aberta manifestação da vitória diante de nossos inimigos espirituais. Assim, o mesmo poder de Deus que triunfou na ressurreição de Cristo dos mortos como “as primícias” da primeira ressurreição (Sl 18:6-19; 1 Co 15:23) será exercido em Sua vinda para a ressurreição dos santos (1 Co 6:14; 2 Co 4:14; Ef 1:19-20). A “vitória” será alardeada na fortaleza de Satanás, e ele e seus anjos não serão capazes de resistir, pois são inimigos derrotados! (1 Co 15:57). Dessa maneira, os santos deixarão essa cena triunfantemente!
V. 18 – Paulo conclui suas observações entre parênteses dizendo: “Portanto, consolai-vos [encorajai-vos – JND] uns aos outros com estas palavras”. Assim, ele queria que os tessalonicenses divulgassem a palavra entre eles sobre essa grande verdade e confortassem qualquer um que tivesse ideias incorretas sobre seus entes queridos que houvessem morrido.