CORREÇÃO SOBRE ENSINO FALSO ESCATOLÓGICO Capítulo 2


CORREÇÃO SOBRE ENSINO FALSO ESCATOLÓGICO
Capítulo 2

Paulo agora se compromete a corrigir o equívoco que havia surgido entre os tessalonicenses a respeito do “dia do Senhor”. Foi dito a eles que a perseguição que eles estavam sofrendo era parte dos juízos do Dia do Senhor que os Cristãos devem passar antes que o Senhor venha. Muitos Cristãos hoje têm ideias semelhantes e, portanto, fariam bem em prestar atenção às instruções de Paulo neste capítulo.
Vs. 1-2 – Para enfrentar este erro, Paulo diz: “Quanto à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com Ele, nós vos rogamos, irmãos, que não vos movais facilmente do vosso modo de pensar, nem tão pouco vos perturbeis, nem por espírito, nem por palavra, nem por epístola como enviada de nós, como se o dia do Senhor estivesse já perto [está presente – JND]. Poderia ser perguntado: “Que aspecto da vinda do Senhor Paulo está se referindo aqui – o Arrebatamento ou a Aparição?” Como tem a ver com os santos sendo reunidos para o Senhor, é, portanto, inequivocamente o Arrebatamento. Por isso, Paulo rogou a eles que não dessem ouvidos ao erro que circulava entre eles com base no que ele havia ensinado na primeira epístola sobre o Arrebatamento, pois ocorre antes do dia do Senhor (1Ts 5:1-3). Como então eles poderiam ser encontrados na Terra quando seus julgamentos acontecem? Como isso não poderia acontecer, não havia necessidade de se incomodar com essa falsa doutrina.
Podemos nos perguntar por que Paulo traria o arrebatamento aqui quando o assunto em discussão nos capítulos 1-2 é a Aparição de Cristo. É verdade que Paulo tem falado dos santos precisando esperar pela Aparição de Cristo, quando Deus intervirá para consertar este mundo. No entanto, saber que o julgamento será executado em malfeitores na Aparição de Cristo dificilmente ministra conforto aos santos. Paulo, portanto, traz o Arrebatamento como um meio de confortar seus corações e mentes perturbados. Se eles pudessem apreender o fato de que seriam arrebatados para estar com o Senhor no céu, e assim seriam libertados da ira vindoura (1 Ts 1:10), seus medos desapareceriam.
Embora aqueles que propunham essa doutrina parecessem ter sido verificados quanto ao que estavam ensinando, os tessalonicenses deviam descartá-la completamente, porque Paulo os havia ensinado de outra forma. Ele menciona três métodos principais que os falsos mestres estavam usando para convencer os santos de sua doutrina errônea: 
  • “Por espírito” – Eles professaram ter recebido o ensinamento por uma revelação espiritual de Deus. Eles podem muito bem tê-lo recebido por um espírito (1 Tm 4:1; 1 Jo 4:1), mas não era o Espírito Santo e, portanto, Paulo usa um “s” minúsculo para identificar essa falsa fonte.
  • “Por palavra” – Eles professaram ter obtido isso de ministério oral de irmãos que também estavam ensinando a mesma coisa, e assim, era algo que era comumente ensinado entre os santos.
  • “Por epístola como enviada por nós” (ATB) – Aparentemente eles até chegaram a ponto de forjar uma carta que afirmavam ter sido escrita por Paulo, declarando essas ideias errôneas. 

Como uma palavra prática de cautela, precisamos entender que o que aconteceu com os tessalonicenses também poderia acontecer conosco. Ou seja, absorver o mau ensino desavisadamente. Mostra-nos que os Cristãos precisam ser cuidadosos em receber coisas de fontes não qualificadas, e especialmente neste dia de ruína no testemunho Cristão, quando há muitos ensinamentos errados (1 Tm 4:1). Há uma infinidade de ministérios Cristãos sendo apresentados hoje por vários meios: rádio, televisão, vídeo, literatura, internet, etc. Instrutores talentosos na Cristandade estão competindo por nossa atenção por esses meios, mas, infelizmente, muitos deles não são claros quanto à verdade e, portanto, não são confiáveis – embora possam alegar que receberam o ensinamento do Senhor. Onde muitos Cristãos são enganados é o pensamento errôneo de que desde que um homem é dotado, ele é, portanto, bem fundamentado na verdade. No entanto, dom e conhecimento da verdade são duas coisas diferentes. Paulo disse aos tessalonicenses: “Ninguém de maneira alguma vos engane”. Eles não deveriam se deixar enganar por ninguém, independentemente de quão talentoso e persuasivo a pessoa possa ser. Esta é uma exortação necessária para nós hoje.