Aperfeiçoando o Que Estava Faltando


Aperfeiçoando o Que Estava Faltando

Vs. 6-7 – Timóteo retornou a Paulo e seus companheiros de trabalho com “boas novas” de que o estado espiritual dos tessalonicenses era bom. Quando ele disse ao apóstolo sobre sua “fé” e “caridade [amor]” e sobre seu grande desejo de ver os missionários novamente, Paulo e os que estavam com ele foram “consolados”, pois também eles estavam sendo fustigados com “angústia e tribulação” (JND) vindas dos ataques de Satanás. A notícia de que os tessalonicenses estavam suportando essas coisas por causa de Cristo era algo para agradecer ao Senhor. Isso mostra que a continuidade no caminho evidencia a realidade da fé de alguém.
É notável a ausência da esperança aqui. Ela é o terceiro item do trio de virtudes Cristãs mencionado no capítulo 1:3 – fé, amor e esperança. Como essas três coisas normalmente andam juntas em relação ao estado Cristão, é evidente, pela ausência de esperança, que havia alguma fraqueza com os tessalonicenses a esse respeito. Pelo o que Paulo menciona no capítulo 4:13-14, entendemos que eles tinham um equívoco em relação aos santos que haviam falecido. Aparentemente, eles pensaram que todos esses não seriam parte do reino de Cristo quando Ele reinasse. Além disso, de 2 Tessalonicenses 2, aprendemos que eles tinham alguns equívocos em conexão com “o dia do Senhor”, resultante de maus ensinamentos que haviam se infiltrado em suas fileiras e que haviam perturbado sua esperança.
Vs. 8-9 – Paulo prossegue dizendo aos tessalonicenses que ele e seus companheiros de trabalho não descansariam até que atingissem um ponto em seu desenvolvimento espiritual, onde pudessem “estar firmes no Senhor”. Essa era uma preocupação particular de Paulo (Cl 1:28), e deve ser uma preocupação de todo trabalhador Cristão trabalhando com novos convertidos.  Até que os jovens convertidos cheguem “à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito [maduro – JND], à medida da estatura completa de Cristo [da plenitude de o Cristo – JND] eles permanecerão como “crianças [bebês – JND] e em constante perigo de serem “levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente” (Ef 4:13-14). É, portanto, imperativo que todos esses se estabeleçam na fé o mais rápido possível.
Mesmo assim, Paulo deu “graças” pelo que viu em seu progresso espiritual, e continuou a orar “dia e noite” por eles e por uma oportunidade de estar com eles face a face e “completemos” (ATB) o que estava “faltando” em sua “fé”. Isso provavelmente teria a ver com aquelas coisas que eles haviam entendido mal a respeito da esperança (v. 10). Até aquele momento, Paulo esperava que esta epístola ministrasse a essa necessidade. Ele encomendou o tempo desta visita ao “próprio Deus” (AIBB), que abriria o caminho em Seu tempo oportuno (v. 11).
Vs. 12-13 – Enquanto isso, o desejo e oração de Paulo era que o Senhor os fizesse “crescer [exceder – JND] e abundar em amor uns para com os outros e para com todos” (AIBB) os homens. Isso mostra que ele tinha um grande interesse em seu crescimento espiritual – que não é apenas ter um entendimento intelectual da verdade, mas também ter as afeições do coração movidas de acordo com a verdade, que se evidencia em tendo “amor uns para com os outros”. Assim, o crescimento espiritual não é meramente termos agarrado a verdade, mas que a verdade nos agarrou!
O objetivo final de Paulo era que Deus “estabelecesse [confirmasse – ARA] (KJV) seus corações “irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo com todos os Seus santos”. Em outras palavras, ele queria vê-los andando pelos perigos e armadilhas do caminho da fé e serem preservados em santidade até o fim de sua jornada terrestre, de modo que eles fossem manifestados em plena glória do reino quando Cristo vier. O aspecto da vinda do Senhor ao qual ele está se referindo aqui é a Aparição de Cristo, quando “vier para ser glorificado nos Seus santos e ser admirado em todos os que creram” (2 Ts 1:10).
Neste terceiro capítulo, vemos que o grande desejo de Paulo pelos tessalonicenses era que eles crescessem espiritualmente no Senhor e, no final, fossem aprovados por Deus e, finalmente, expostos na glória do reino com Cristo. Tem sido o tema fundamental do capítulo. A maturidade Cristã tem sido seu objetivo. Assim, o trabalho de acompanhamento entre novos convertidos envolve:
  • Estabelecê-los por meio de sã doutrina.
  • Encorajá-los por meio de contato pessoal.
  • Orando por eles em relação ao seu crescimento espiritual.