Um Parêntese: A Vinda do Senhor - o ARREBATAMENTO


Um Parêntese:

A Vinda do Senhor - o ARREBATAMENTO

Vs. 15-18 – O aspecto da vinda do Senhor de que Paulo tem falado no versículo 14 é a Revelação ou a Aparição de Jesus Cristo. Quando o Senhor aparece e julga o mundo com justiça, “Deus trará com Ele aqueles que adormeceram” (JND). Mas para que eles venham com o Senhor do céu, os santos que dormem terão de ressuscitar dos mortos. antes de Sua Aparição. Portanto, num parêntese (vs. 15-18), Paulo explica como e quando isso acontecerá.
V. 15 – Ele nos diz que o que ele estava prestes a dizer é algo que ele havia recebido “pela Palavra do Senhor”. Ao mencionar “a Palavra”, Paulo não quis dizer que a obteve da Palavra escrita de Deus – isto é, o Velho Testamento. Ele também não estava dizendo que recebeu do Novo Testamento, pois ainda não havia sido escrito. Ele quis dizer que foi uma comunicação especial ou revelação que lhe foi dada pelo Senhor. Assim, não foi algo que se baseou em especulações ou conjecturas teológicas – veio do próprio Senhor! Com base nisso, ele garante aos tessalonicenses que “nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem”. Assim, todos os santos (os vivos e os mortos) irão para o céu em um estado glorificado juntos.
V. 16 – Paulo passa a nos dizer quando esta transferência para o céu acontecerá. Ele diz: “o mesmo Senhor descerá do céu com alarido [grito reunidor – JND] e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus”, e Ele nos chamará todos juntamente. Esta é a “bem-aventurada esperança” do crente (Tt 2:13). É o que os instrutores bíblicos chamam de Arrebatamento. (A palavra “arrebatamento” é encontrada na Bíblia Vulgata em latim, de onde se originou a palavra “tomados” que aparece nas Bíblias em inglês.) Paulo fala de três coisas aqui: 
  • O grito reunidor – isto é para ressuscitar os santos do Novo Testamento.
  • A “voz de arcanjo” – isto é para ressuscitar os santos do Velho Testamento.
  • A “trombeta de Deus” – isto é para chamar os santos que estão vivos e  ainda na Terra. 

O “grito” desperta “os mortos em Cristo”. São Cristãos que morreram ao longo dos anos desde o dia de Pentecostes, quando a Igreja começou. Sabemos que são Cristãos porque se diz que estão “em Cristo”. Todos os crentes desde o início dos tempos têm um relacionamento abençoado com o Senhor, mas somente os Cristãos estão nessa posição diante de Deus. “Em Cristo” literalmente significa estar “no lugar de Cristo diante de Deus”. Para que isso seja assim, Cristo teve que ascender à mão direita de Deus como um Homem glorificado e enviar o Espírito Santo, pelo Qual os crentes são ligado a Ele naquele lugar à direita de Deus. Assim, estar “em Cristo” é um termo distintamente Cristão que indica a ligação do crente a Ele como o Cabeça da raça nova da criação. Não se diz que os santos do Velho Testamento tenham essa conexão com Cristo, embora suas almas e espíritos estejam a salvo com Ele no céu.
Tendo morrido na fé, as almas e os espíritos desses queridos crentes tessalonicenses foram para o céu para estar com Cristo enquanto seus corpos dormem no sepulcro. Todos esses poderiam ser chamados de “porção adormecida” da Igreja. É digno de nota que, embora a morte tenha reivindicado seus corpos, eles ainda são referidos como estando “em Cristo”. Isso mostra que a morte não mudou uma única coisa sequer no que diz respeito à sua posição diante de Deus. Na vinda do Senhor, esses Cristãos terão seus corpos saindo de seus túmulos em um estado glorificado (1 Co 15:23, 51-56; Fp 3:20-21). Isso é parte da segunda fase da primeira ressurreição mencionada anteriormente.
Ao mesmo tempo, o Senhor Se fará ouvir “com a voz do arcanjo”. A KJV (e a ARA e AIBB também) deduz que o arcanjo Miguel virá com o Senhor e proferirá sua voz, mas deve ser traduzido “com voz de arcanjo”. Isso indica que será a própria voz do Senhor no caráter do arcanjo. Tem a ver com o Senhor chamando os santos do Velho Testamento de seus túmulos. Ele havia frequentemente aparecido ao Seu antigo povo como “o Anjo do Senhor”, e agora neste momento Ele os chamará de suas sepulturas com a mesma voz com a qual estão familiarizados. Eles vão se levantar de seus túmulos ao mesmo tempo em que os “mortos em Cristo” se levantam. Mesmo que estas sejam diferentes classes de pessoas justas, tanto os mortos em Cristo quanto os santos do Velho Testamento participarão da segunda fase da primeira ressurreição ao mesmo tempo.
Hebreus 11:40 confirma isso, afirmando que os santos do Velho Testamento serão “aperfeiçoados” ao mesmo tempo em que os santos do Novo Testamento são aperfeiçoados. Eles são referidos como homens “justos aperfeiçoados” (Hb 12:23). Além disso, em conexão com a ressurreição, 1 Coríntios 15:23 diz: “Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda”. Aqueles que “são de Cristo” são todos os santos de Deus desde o princípio dos tempos que morreram, não apenas a Igreja. Além disso, no livro do Apocalipse, os 24 anciãos (que representam os santos do Novo e do Velho Testamento) são vistos no céu antes que os julgamentos da Tribulação ocorram (Ap 4-5). Os santos do Velho Testamento, portanto, devem ter sido ressuscitados algum tempo antes do período da Tribulação.
As citações seguintes de expositores respeitados ensinam isto: “O alarido do Senhor é para a Igreja, a voz do arcanjo é para Israel, e a trombeta de Deus para os homens [crentes] em geral” (Scriture Truth, vol. 30, pág. 60). L. M. Grant disse: “Com a voz do arcanjo” é adicionada aqui. Apenas Michael é referido nas Escrituras como o arcanjo (Jd 9). Se há outros, não podemos dizer. Já que Miguel é chamado de príncipe de Israel (Daniel 10:21), e a dispensação da Lei foi ordenada por anjos nas mãos de um mediador (Gl 3:19), tem sido sugerido que voz do arcanjo pode ter alguma conexão. com a ressurreição dos santos do Velho Testamento na vinda do Senhor” (First and Second Thessalonians, pág. 29). H. A. Ironside disse: “O arcanjo no Velho Testamento está conectado com o povo judeu de uma maneira muito especial. “E naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta pelos filhos do Teu povo” (Dn 12:1). Quando o Senhor Jesus vier em cumprimento dessas palavras, não somente os santos desta época, mas também os santos de todas as eras passadas serão incluídos. Assim, a voz de Miguel, o arcanjo, será ouvida ao mesmo tempo em que o Senhor dá o grito de despertar” (Addresses on Thessalonians, pág. 50). W. Macdonald disse: “A voz de Miguel, o arcanjo, é comumente entendida como sendo uma ordem para os santos do Velho Testamento, visto que ele é tão intimamente associado com Israel (Dn 12:1; Jd 9; Ap 12:7)” (Believers Bible Commentary, pág. 2.038). Paulo apenas alude à ressurreição dos santos do Velho Testamento aqui no versículo 16, porque seus pensamentos e foco nesta passagem estavam nos crentes tessalonicenses que estavam tristes por seus irmãos (companheiros Cristãos) que haviam morrido.
A “trombeta de Deus” assinala a tomada dos santos que estarão “vivos, os que formos deixados até a vinda do Senhor” (ATB). Estes serão “arrebatados [tomados juntos – JND] com aqueles que são ressuscitados dentre os mortos (v. 17). Esta é a última trombeta mencionada em 1 Co 15:52. Não é, no entanto, “a grande trombeta” em Isaías 27:13 – JND, Mateus 24:31 e Apocalipse 11:15, que tem a ver com a restauração de Israel após a Aparição de Cristo. Paulo então dá as encorajadoras palavras: “e assim estaremos sempre com o Senhor” (v. 17b).