INTRODUÇÃO O objetivo da epístola


A primeira epístola de Paulo aos TESSALONISSENSES
  
INTRODUÇÃO
O objetivo da epístola

O estabelecimento da assembleia em Tessalônica resultou dos trabalhos missionários de Paulo naquela região (At 17:1-9). (Tessalônica é cerca de 160 km de Filipos.) O costume de Paulo era ficar na área onde ele pregou para estabelecer os novos crentes que haviam se convertido por meio do seu trabalho, mas nesta ocasião ele foi forçado a interromper seu trabalho lá e se retirou de lá por conta das perseguições que surgiram naquela cidade contra o evangelho (At 17:10; 1 Ts 2:17). Parece que Paulo e seus cooperadores só estavam lá com eles “três sábados” – cerca de três semanas. Isso deixou esses novos convertidos precisando de ajuda e instrução espiritual.
Paulo tentou voltar para eles mais de uma vez, mas “Satanás o impediu” (cap. 2:18). Quando Paulo chegou a Atenas, ele enviou Timóteo de volta a Tessalônica para ministra a eles (cap. 3:1-2). Quando Timóteo retornou, Paulo havia se mudado para Corinto e eles se encontraram lá (1 Ts 3:6; At 18:5). Ao se reconectar com Paulo, Timóteo o informou sobre o estado espiritual e as necessidades dos tessalonicenses – indicando que ainda estavam deficientes (“falta” cap. 3:10) quanto à fé Cristã, razão pela qual Paulo escreveu esta carta (Esta é a primeira epístola inspirada de Paulo). No momento de sua escrita (cerca de 52 d.D.), faziam apenas alguns meses que eles haviam se convertido.
E então, a assembleia tinha uma mistura de judeus e gentios que haviam crido. Atos 17:4 afirma que “alguns deles creram”. Como esta foi uma cena ocorreu em “uma sinagoga” (At 17:1), certamente estes eram judeus. Mas então acrescenta: “e também uma grande multidão de gregos religiosos” e dos devotos gregos uma grande multidão”. Esses gentios eram prosélitos da fé judaica, mas quando ouviram as boas novas de Deus pregadas por Paulo, creram no Senhor Jesus Cristo. Os crentes gentios formaram a maioria dos santos em Tessalônica. “Jasom” (At 17:6) e “Aristarco e Segundo” (At 20:4) foram alguns desses convertidos. Entretanto, por outro lado, apenas “alguns” dos judeus creram”.