A primeira epístola de Paulo
aos TESSALONISSENSES
INTRODUÇÃO
O objetivo da epístola
O estabelecimento da assembleia
em Tessalônica resultou dos trabalhos missionários de Paulo naquela região (At
17:1-9). (Tessalônica é cerca de 160 km de Filipos.) O costume de Paulo era
ficar na área onde ele pregou para estabelecer os novos crentes que haviam se
convertido por meio do seu trabalho, mas nesta ocasião ele foi forçado a
interromper seu trabalho lá e se retirou de lá por conta das perseguições que
surgiram naquela cidade contra o evangelho (At 17:10; 1 Ts 2:17). Parece que
Paulo e seus cooperadores só estavam lá com eles “três sábados” – cerca de três
semanas. Isso deixou esses novos convertidos precisando de ajuda e instrução
espiritual.
Paulo tentou voltar para eles
mais de uma vez, mas “Satanás o impediu”
(cap. 2:18). Quando Paulo chegou a Atenas, ele enviou Timóteo de volta a
Tessalônica para ministra a eles (cap. 3:1-2). Quando Timóteo retornou, Paulo
havia se mudado para Corinto e eles se encontraram lá (1 Ts 3:6; At 18:5). Ao
se reconectar com Paulo, Timóteo o informou sobre o estado espiritual e as
necessidades dos tessalonicenses – indicando que ainda estavam deficientes (“falta” cap. 3:10) quanto à fé Cristã, razão
pela qual Paulo escreveu esta carta (Esta é a primeira epístola inspirada de
Paulo). No momento de sua escrita (cerca de 52 d.D.), faziam apenas alguns
meses que eles haviam se convertido.
E então, a assembleia tinha
uma mistura de judeus e gentios que haviam crido. Atos 17:4 afirma que “alguns deles creram”. Como esta foi
uma cena ocorreu em “uma sinagoga”
(At 17:1), certamente estes eram judeus. Mas então acrescenta: “e também uma grande multidão de gregos
religiosos” e dos devotos gregos uma grande multidão”. Esses gentios eram
prosélitos da fé judaica, mas quando ouviram as boas novas de Deus pregadas por
Paulo, creram no Senhor Jesus Cristo. Os crentes gentios formaram a maioria dos
santos em Tessalônica. “Jasom” (At
17:6) e “Aristarco e Segundo” (At 20:4)
foram alguns desses convertidos. Entretanto, por outro lado, apenas “alguns” dos judeus creram”.