A NECESSIDADE DE TRABALHO DE ACOMPANHAMENTO Capítulo 3


A NECESSIDADE DE TRABALHO DE ACOMPANHAMENTO
Capítulo 3

Neste capítulo, Paulo aborda outra coisa que é importante no trabalho com os novos convertidos – a necessidade de acompanhá-los com o ensino e a exortação a respeito da revelação Cristã da verdade e da prática Cristã (andar). Isso mostra que os novos crentes precisam de atenção diligente depois de serem salvos. Com isto em mente, era costume de Paulo e seus cooperadores terem alguns dos obreiros ficando para trás com os novos crentes, ou retornar a eles mais tarde para ajudá-los dessa maneira. Alguns exemplos do livro dos Atos são: 
  • LISTRA, ICÔNIO e ANTIOQUIA (na Pisídia) – Paulo e Barnabé retornaram para estabelecer os novos crentes na fé (At 14:21-23).
  • SÍRIA e CILÍCIA – Paulo e Silas voltaram para fortalecer os novos convertidos naquelas áreas (At 15:40-41).
  • FILIPOS – Lucas ficou para trás para fortalecer e encorajar os novos convertidos. Isso é indicado pela conjugação do verbo na terceira pessoa do plural “(eles) chegaram” e não “(nós) chegamos” (At 17:1). Lucas escreveu o livro dos Atos; quando ele acompanhava Paulo, ele dizia “nós”, e quando não o acompanhava, ele dizia “eles”. (Lucas juntou-se ao grupo missionário em Trôade e foi com eles para a Macedônia e a cidade de Filipos – At 16:10).
  • TESSALÔNICA – Ninguém ficou para trás a princípio porque a perseguição era tão intensa (At 17:10), mas depois Timóteo foi enviado de volta de Atenas para estabelecer e encorajá-los (1 Ts 3:1-2).
  • BEREIA – Silas e Timóteo permaneceram ali para ajudá-los na fé (At 17:14) e depois seguiram para Atenas, ao chamado de Paulo (At 17:15). (Nós sabemos que eles chegaram a Atenas porque Timóteo foi enviado de Atenas de volta a Tessalônica por Paulo e Silas – 1 Ts 3:2).
  • ATENAS – Como Silas não é mencionado acompanhando Paulo de Atenas a Corinto (At 18:1), entendemos por isso que ele permaneceu em Atenas e pastorearam os poucos que haviam crido naquela cidade (At 17:34), e depois ele entrou na Macedônia. (Silas e Timóteo então foram juntos a Corinto para se unir a Paulo – At 18:5; 2 Co 11:9).
  • CORINTO – Silas e Timóteo ficaram para trás em Corinto quando Paulo partiu com Áquila e Priscila (At 18:18). Apolo também foi lá mais tarde (At 18:27-28).
  • ÉFESO – Áquila e Priscila foram deixadas em Éfeso quando Paulo foi a Jerusalém (At 18:19-28). Mais tarde, Paulo rogou que Timóteo permanecesse lá quando ele fosse à Macedônia (1 Tm 1:3).