A Segunda Epístola de Paulo aos TESSALONISSENSES - Introdução


A Segunda Epístola de Paulo aos TESSALONISSENSES

O Perigo da Má Escatologia (Eventos Futuros)
  
INTRODUÇÃO
O objetivo da epístola

Na primeira epístola, Paulo corrigiu o erro que havia surgido entre os tessalonicenses em relação aos santos que haviam morrido ou adormecido (1 Ts 4:14-18). Nesta segunda epístola, Paulo corrige o erro que eles tinham em relação aos santos vivos (2 Ts 2:1-8).
Deus sabia que, com o passar dos anos, os Cristãos se tornariam confusos com relação à essas coisas e incluiu essa epístola no cânon das Escrituras para corrigir essas falsas noções. Parece que esta epístola é necessária hoje mais do que nunca, pois muitos Cristãos têm a ideia de que a Igreja passará pelo período de sete anos da Tribulação que virá sobre este mundo (Dn 9:27, 12:1; Ap 3:10). A maioria dessas ideias erradas vem da não distinção entre as duas fases da vinda do Senhor – o Arrebatamento e a Revelação (Aparição) de Cristo – que Paulo cuidadosamente as distingue em ambas as epístolas aos tessalonicenses. (Veja as páginas 26-28)

Um esboço simples desta segunda epístola é: 
  • Capítulo 1 – Conforto para os santos que estavam passando por perseguições e tribulações resultantes de serem identificados com o nome de Cristo.
  • Capítulo 2 – Correção para os santos a respeito do falso ensino escatológico que receberam sobre a ordem dos eventos que cercam a Aparição de Cristo.
  • Capítulo 3 – Aconselhamento sobre como tratar os problemas práticos que resultam do mau ensino escatológico no capítulo 2.