QUATRO COISAS QUE NOS DÃO CONFORTO EM RELAÇÃO AO ESTADO DO CRENTES QUE
PARTIRAM
O conforto em relação aos
nossos entes queridos que já faleceram não virá por escutarmos as opiniões de
pessoas sinceras, nem de sentimentos que possamos ter em relação ao estado deles.
Conforto só pode vir do entendimento e por acreditarmos nos fatos em relação
àqueles que partiram, e esses fatos só podem ser encontrados na Palavra de
Deus. O evangelho trouxe à luz essas coisas referentes à “vida e incorruptibilidade” (2 Tm 1:10 – JND) e, quando elas são entendidas,
nos dão paz e conforto. Os quatro
fatos a seguir ajudam nesse sentido:
- O estado da morte é temporário – Isso significa que nossos entes queridos que morreram não estarão mortos e desaparecerão para sempre. Eles ressuscitarão quando o Senhor vier no Arrebatamento (1 Ts 4:15-16; 1 Co 15:23, 51-56). Já que a vinda do Senhor é iminente, a ressurreição dos mortos pode ser hoje!
- A condição dos crentes que partiram é a da bem-aventurança – Enquanto os espíritos e almas dos crentes que morreram estão no estado intermediário, aguardando a vinda do Senhor, eles estão “com o Senhor” (2 Co 5:8) “no paraíso” (Lc 23:43) e em um estado que é “muito melhor” (Fp 1:23). Isso significa que eles estão com a melhor Pessoa possível e são muito mais felizes do que jamais poderiam estar na Terra. Isso nos dá conforto, sabendo que tudo está bem com eles.
- A morte deles não foi um acidente – Deus não comete erros no que Ele permite que aconteça ao Seu povo, porque “o caminho de Deus é perfeito” (Sl 18:30). Embora não possamos entender por que Ele permitiu que a morte levasse um de nossos entes queridos, Ele explicará tudo isso no dia vindouro e fará todo o sentido.
- Haverá uma grande reunião dos santos – No Arrebatamento, os santos falecidos e os santos vivos serão todos tomados juntos, e nunca mais seremos separados novamente (1 Ts 4:17). Isso também é um grande conforto.