O ARREBATAMENTO e a REVELAÇÃO (Aparição) de Jesus Cristo


O ARREBATAMENTO e a REVELAÇÃO (Aparição) de Jesus Cristo

O capítulo 1:10 é a primeira menção da vinda do Senhor na epístola. Nenhuma epístola fala disso com mais frequência. As escrituras indicam que existem duas fases distintas para a vinda do Senhor. Se isso não for compreendido, o crente certamente ficará confuso e ficará com ideias erradas sobre esse importante assunto. A principal diferença é: 
  • A primeira fase de Sua vinda tem a ver com o fato de o Senhor levar ao céu Seus santos em um estado glorificado. Isto envolverá ressuscitar os santos do Novo e do Velho Testamento dos mortos num estado glorificado, e transformar os santos vivos também nesse estado glorificado, e juntos então levá-los todos para o céu (Mt 25:6, 10-13; Jo 14:2-3; 1 Co 15:23, 51-56; Fp 3:20-21; 1 Ts 4:15-18; 2 Ts 2:1, 3:5; Tt 2:13a, 9:28, 10:37, 11:40; Ap 1:7, 3:10-11, 22:20). Isso tem sido chamado de Arrebatamento – uma palavra tirada do latim, significando “ser tomado”.
  • A segunda fase tem a ver com o fato de o Senhor trazer do céu os santos glorificados com Ele quando Ele aparecer para julgar o mundo com justiça e estabelecer Seu reino milenar (Mt 24:27, 30, 36-41, 25:31, 26:64; 1 Ts 3:13, 4:14; 2 Ts 1:7-10, 2:8-9; Jd 14-15; Ap 11:15, 14:14-16, 16:15, 19:10-21). Isso é chamado de “a revelação de Jesus Cristo” (2 Ts 1:7 (JND); 1 Pe 1:13) ou “o aparecimento” (2 Ts 2:8 (JND); Mt 24:30; Cl 3:4 (KJV); Tt 2:13; 2 Tm 4:1 (JND), 8 (JND); 1 Jo 3:2) (KJV). 

Os santos do Antigo Testamento sabiam sobre a Revelação – a Aparição (Is 30:27-28; Jd 14-15; Zc 14:5), mas eles não sabiam sobre o arrebatamento e a glorificação dos santos – o que é uma revelação exclusiva do Novo Testamento (1 Co 15:51-56; Fp 3:20-21; 1 Ts 4:15-18). Embora o Senhor venha do céu nas duas ocasiões, o Arrebatamento e a Revelação de Jesus Cristo ocorrerão em momentos diferentes. Algumas das outras diferenças são: 
  • O Arrebatamento ocorrerá quando o Senhor vier por Seus santos (Jo 14:2-3); a Aparição de Cristo ocorrerá quando Ele vier com Seus santos que foram levados ao céu no Arrebatamento (1 Ts 3:13, 4:14; Jd 14; Zc 14:5).
  • O Arrebatamento ocorrerá antes do início do período de sete anos da tribulação (Ap 3:10), e a Aparição de Cristo ocorrerá “Logo depois da tribulação” (Mt 24:29-30 – ATB).
  • O Arrebatamento pode acontecer a qualquer momento (Mt 25:13), mas a Aparição de Cristo não ocorrerá até pelo menos sete anos após o Arrebatamento (Cl 3:4).
  • No Arrebatamento, o Senhor virá secretamente, “num piscar de um olho” (1 Co 15:52 – JND); na Sua Aparição, Ele virá publicamente, “e todo olho o verá” (Ap 1:7).
  • No Arrebatamento, Ele virá para libertar a Igreja (1 Ts 1:10); na Sua Aparição, Ele virá libertar Israel (Sl 6:1-4). A Igreja será libertada de entrar na tribulação (Ap 3:10), enquanto os judeus passarão por ela, mas serão libertos dela no final, quando o Senhor levar a tribulação ao fim.
  • No Arrebatamento, Ele virá ao ar por Sua Igreja porque são Seu povo celestial (1 Ts 4:15-18); Na Sua Aparição, Ele voltará para a Terra (o Monte das Oliveiras) para Israel, porque eles são o Seu povo terreno (Zc 14:4-5).
  • No Arrebatamento, Ele tirará os crentes deste mundo e deixará os ímpios para trás (Jo 14:2-3); Na Sua Aparição, os ímpios serão tirados do reino dos céus para julgamento, e os crentes (aqueles que foram convertidos por meio do evangelho do reino que será pregado durante a tribulação) serão deixados para desfrutar da bênção na Terra. (Mt 13:41-43, 25:41).
  • No Arrebatamento, Ele virá para liberar Seus santos (a Igreja) da “ira” que virá (1 Ts 1:10); Na Sua Aparição, Ele virá para liberar a “ira” (Apoc. 19:15).
  • No Arrebatamento, o Senhor virá como “o Noivo” (Mt 25:10), mas na Aparição Ele virá como “o Filho do Homem” (Mt 24:30, 37, 39, 44, etc).
  • No Arrebatamento, Ele virá como a “Estrela da Manhã”, que surge um pouco antes do amanhecer (Ap 22:16); Na Sua Aparição, Ele virá como o “Sol da Justiça”, que é o alvorecer (Ml 4:2).
  • No Arrebatamento, Ele virá sem sinais, porque o Cristão anda pela fé e não por vista (2 Co 5:7); na Aparição, Sua vinda será cercada por sinais, porque os judeus buscam um sinal (Lc 21:11, 25-27; 1 Co 1:22). 

A Teologia Reformada vê o Arrebatamento e a Revelação (Aparição) como um evento, e este ensinamento trouxe à profissão Cristã nada além de confusão em relação a Israel e à Igreja. Esses dois eventos não poderiam acontecer ao mesmo tempo, porque há várias coisas que as Escrituras indicam que ocorrem entre eles e que tornam isso inviável. Por exemplo, quando o Senhor vier e nos chamar para fora da Terra, Ele nos levará para a “casa do Pai” e nos apresentará formalmente àquela cena celestial (Jo 14:2-3). Logo depois disso, a revisão do “tribunal de Cristo” ocorrerá (2 Co 5:10). Depois disso, haverá um tempo de adoração “ao redor do trono” no céu (Ap 4-5). Então, depois disso, haverá “as bodas do Cordeiro” e “a ceia” que a segue (Ap 19:6-10). É somente depois destas coisas terem ocorrido que o Senhor sai do céu conosco na Sua Aparição (Ap 19:11-21). Se você juntar o Arrebatamento e a Aparição e torná-los um só evento, não deixa espaço para que essas coisas aconteçam.
Outro equívoco comum que os Cristãos têm sobre a vinda do Senhor é que eles pensam que Ele vem como um “ladrão na noite” no arrebatamento. No entanto, uma revisão cuidadosa das Escrituras mostrará que cada vez que o termo ocorre, é em conexão com a Sua Aparição (Mt 24:43-44; Lc 12:39-40; 1 Ts 5:2; 2 Pe 3:10; Ap 3:5, 16:15). No Arrebatamento, o Senhor virá para chamar a Igreja, que é Sua noiva (1 Ts 4:15-18, etc.). Ele vem naquele tempo como “o Noivo” (Mt 25:6-10) – não como um “Ladrão”. Vir como Ladrão não é maneira de alguém tomar sua noiva! Além disso, as passagens relacionadas com a vinda do Senhor como Ladrão falam de Ele executando o julgamento do mundo. Isso prova que se refere à Revelação (Aparição) e não ao Arrebatamento porque não há julgamento executado no mundo no Arrebatamento; é uma silenciosa tomada dos crentes da Terra.
Por exemplo, Mt 24:43-44 correlaciona a vinda do Senhor como um Ladrão com Ele vindo como “o Filho do Homem” – que é o modo como Ele é apresentado nas Escrituras quando age em julgamento (Dn 7:13; Jo 5:27; Ap 1:13-16). Ele nunca é mencionado como o Filho do Homem em conexão com a Igreja. Esse título nem é usado nas epístolas dirigidas à Igreja pelas quais é instruída. (Hb 2:6 é uma citação do Velho Testamento.) 1 Tessalonicenses 5:2 afirma que a vinda de Cristo como Ladrão é quando Ele trará “repentina destruição” (cap. 5:3) sobre o mundo dos incrédulos. 2 Pedro 3:7-10 conecta Sua vinda como um Ladrão com “o dia do juízo”. Apocalipse 16:15-16 diz que quando o Senhor vier como um Ladrão, será para julgar os exércitos que se reunirão no “Armagedom” Além disso, a parábola de Lucas 12:36-39 indica que a vinda do Senhor como Ladrão é depois que “as bodas” aconteceram! Não poderia estar se referindo ao Arrebatamento, porque então a Igreja teria perdido seu casamento!