Ensino e trabalho Pastoral


Ensino e trabalho Pastoral

Para que uma pessoa se firme e estabeleça outras pessoas nos princípios da doutrina e prática Cristãs, ele mesmo deve estar fundamentado nelas. Como mencionado, Timóteo foi bem capaz para este trabalho, pois Paulo disse dele: “tens seguido a minha doutrina [estás completamente familiarizado com meu ensino – JND], modo de viver” (2 Tm 3:10). Ele tinha um dom para ensinar (1 Tm 1:3, 4:6, 13) e para pastoreio (Fp 2:19-21). Portanto, Paulo o chama de “ministro de Deus” (v. 2). Ao fazer isso, ele deu sua recomendação apostólica de Timóteo aos tessalonicenses. Isso lhes daria confiança e asseguraria que o que ele lhes ensinara era de Deus.
O objetivo prático deste ministério duplo de estabelecer e encorajar os santos foi com a visão para que “ninguém seja abalado” (v. 3 – AIBB). Ao afirmar isso, Paulo agora lembra que eles estavam em uma batalha espiritual com um inimigo muito perverso – o diabo, a quem ele chama de “o tentador” (v. 5). Satanás estava procurando abalar sua confiança no Senhor por meio das “tribulações” de perseguição dirigidas a eles. Foi projetado para mover ou afastá-los de seguirem ao Senhor.
Em um parêntese nos versos 3b-4, Paulo lembra-lhes que tinham visto pessoalmente a ferocidade do que aconteceu com Silas e com ele quando estavam com eles (At 17), e que era normal para o Cristianismo “ser afligidos” desse tipo. Assim, eles precisavam estar preparados para isso. Todo novo convertido precisa entender que o Cristianismo não é popular. Todo o sistema mundial e aqueles que são parte dele são opostos a Deus e a Cristo. Tomar a posição Cristã significa que certamente haverá reprovação e perseguição daqueles que odeiam a Cristo (Jo 15:19). Infelizmente, ao ouvir uma apresentação defeituosa do evangelho, muitos hoje têm a ideia de que, ao serem salvos, nunca mais terão outro problema em suas vidas. Eles confundem o Senhor, como Maria Madalena, por ser “o Jardineiro” (Jo 20:15 – ARA). Isto é, eles pensam que Ele vai usar os implementos pra tornar suas vidas em um lindo leito de rosas, e eles nunca mais ficarão doentes, ou terão problemas financeiros, e tudo o que empreenderem na vida será um sucesso, etc. Entretanto, as Escrituras não ensinar isso. A verdade é que o Senhor pode não necessariamente nos tirar de nossos problemas, entretanto Ele nos ajudará neles. Portanto, o novo convertido precisa estar preparado para a adversidade, pois é o Cristianismo normal. É importante que eles entendam isso para que não fiquem desiludidos quando surgirem problemas e oposições.