Sua Exortação


Sua Exortação

V. 15 – Com base nas coisas mencionadas acima, a exortação de Paulo aos tessalonicenses era dupla: 
  • “Ficar firmes”.
  • “Reter”. 

Ficar firme parece estar mais conectado com a verdade doutrinária que eles aprenderam com relação aos fundamentos do Cristianismo. Eles deveriam ter cuidado para não abrir mão de nenhuma vírgula dela (Pv 23:23). O perigo sempre presente para o Cristão é desistir da verdade que Deus lhe deu. Os Filadelfos foram exortados: “Guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa” (Ap 3:11). Da mesma forma, Timóteo foi exortado: “Guarda, pelo Espírito Santo que habita em nós, o bom depósito confiado” (2 Tm 1:14 – JND). No entanto, é triste dizer mas isso foi exatamente o que aconteceu na história da Igreja. Somos, portanto, especialmente gratos pela recuperação da verdade no século XIX.
Reter tem mais a ver com continuar nas “instruções” (JND) práticas relativas à seus caminhos e maneiras. Essas instruções chegaram até eles por meio do ministério oral (“por palavra”) e de uma carta escrita pelo apóstolo (“nossa epístola” – uma referência à primeira epístola). Como não há apóstolos na Terra hoje para nos ensinar essas coisas pessoalmente, temos que obtê-las unicamente por meio das epístolas de Paulo que foram preservadas para nós pela misericórdia de Deus.
Os tessalonicenses em geral estavam indo bem; eles só precisavam continuar naquelas coisas, e não voltar atrás. A palavra “retroceder” não estava no vocabulário do apóstolo. Tornar atrás não era visto como uma opção e ele queria incutir essa mentalidade nos tessalonicenses.