Um Guia Para o Cuidado de Novos Convertidos


Um Guia Para o Cuidado de Novos Convertidos

Sendo confrontados com a situação de ter que cuidar de novos convertidos, poderíamos nos perguntar que tipo de coisas deveriam ser trazidas às almas recém-nascidas para ajudá-las no caminho da fé. Acreditamos que a resposta é encontrada nesta epístola. Os comentários de Paulo aos tessalonicenses são direcionados para atender a essa necessidade e, como resultado, a epístola serve de guia para todos os que se importam com os novos crentes. W. Scott disse: “A epístola está principalmente ocupada com o desenvolvimento das primeiras e novas afeições nos santos recém-convertidos em Tessalônica” (Bible Handbook, New Testament, pág. 259).
O encargo do apóstolo Paulo nesta carta é que esses novos conversos em Tessalônica seguiriam pelo Senhor em sua recém-descoberta fé Cristã. Embora Timóteo tivesse sido enviado de volta a Tessalônica por Paulo com o propósito de ajudá-los na fé (cap. 3:2), era evidente que esse trabalho não estava completo (cap. 3:10). Paulo, portanto, não aceita nada como garantido, ao escrever esta carta para eles. A epístola trata dos primeiros elementos que são necessários na vida Cristã, e nos oferece valiosas instruções sobre como devemos instruir e cuidar de novos convertidos à fé. O tema de Paulo ao longo da epístola era encorajar os crentes tessalonicenses a seguir o Senhor em vista de Sua vinda novamente. As coisas que ele traz diante delas são as mesmas coisas que precisamos trazer diante de pessoas recém-salvas. A epístola, portanto, age como um guia para todos os que têm o cuidado dos novos convertidos.
Enquanto a Igreja estiver na Terra e o evangelho da graça e glória de Deus for pregado, as pessoas serão salvas e haverá necessidade de cuidar dos novos crentes. Esta epístola, portanto, ocupa um lugar muito útil no cânon das Escrituras do Novo Testamento.
Ao olharmos para o conteúdo da epístola, não encontramos o apóstolo dando a esses novos convertidos a verdade concernente à posição do crente “em Cristo” e às grandes bênçãos que temos nele, como ele faz em algumas de suas outras epístolas. Nem o encontramos revelando a verdade do “mistério”, como ele faz em suas epístolas aos efésios e aos colossenses (Ef 1:8-10, 3:2-9, 5:32, Cl 1:25-28). Em vez disso, vemos Paulo abordando coisas que são mais elementares – coisas que os novos convertidos precisam antes que qualquer verdadeira instrução doutrinária possa ser ministrada. Ele aborda as coisas que dizem respeito à sua caminhada prática com o Senhor. Os grandes princípios da fé são certamente necessários para “estabelecer” almas (Rm 16:25), mas antes disso o novo convertido precisa de alguma maneira ter sua vida ordenada moralmente, para que ele ande em comunhão com o Senhor, e assim seja em um estado em que possa crescer espiritualmente. Uma vez que isso esteja em estabelecido na vida de uma pessoa, aquelas preciosas verdades podem ser adicionadas com proveito. Isso nos mostra que não produz muito resultado envolver o intelecto dos crentes com a verdade doutrinária quando suas vidas não estão em ordem.
Vemos esta ordem em Atos 11. Os irmãos em Jerusalém ouviram que havia alguns novos convertidos em Antioquia e, procurando ajudá-los, enviaram Barnabé – que era conhecido por ter uma linha de ministério prático e devocional – que, ao chegar lá, “exortou” a todos a que “permanecessem no Senhor” com “propósito do coração” (At 11:22-24). Então, depois de ter passado algum tempo trabalhando com eles nessa linha, Barnabé foi a Tarso para buscar Saulo (Paulo) e o levou a Antioquia, onde eles “ensinavam” aos santos a verdade (At 11:25).
Por isso, nesta epístola, Paulo se concentra nas coisas mais simples que têm a ver com a devoção do crente a Cristo e os padrões morais da vida Cristã. Ele é visto como uma “ama” e como um “pai” na fé em um papel pastoral nesta epístola (1 Ts 2:7, 11), ao invés de um mestre e um instrutor. Também é significativo que, ao procurar ser uma ajuda para esses novos convertidos, não lemos sobre Paulo lhes dar quaisquer programas de auto-ajuda, mas sim encorajamento básico, conselho e exortação.