Um Guia Para o Cuidado de Novos Convertidos
Sendo confrontados com a
situação de ter que cuidar de novos convertidos, poderíamos nos perguntar que
tipo de coisas deveriam ser trazidas às almas recém-nascidas para ajudá-las no
caminho da fé. Acreditamos que a resposta é encontrada nesta epístola. Os
comentários de Paulo aos tessalonicenses são direcionados para atender a essa
necessidade e, como resultado, a epístola serve de guia para todos os que se
importam com os novos crentes. W. Scott disse: “A epístola está principalmente
ocupada com o desenvolvimento das primeiras e novas afeições nos santos
recém-convertidos em Tessalônica” (Bible
Handbook, New Testament, pág. 259).
O encargo do apóstolo Paulo
nesta carta é que esses novos conversos em Tessalônica seguiriam pelo Senhor em
sua recém-descoberta fé Cristã. Embora Timóteo tivesse sido enviado de volta a
Tessalônica por Paulo com o propósito de ajudá-los na fé (cap. 3:2), era
evidente que esse trabalho não estava completo (cap. 3:10). Paulo, portanto, não aceita nada como garantido,
ao escrever esta carta para eles. A epístola trata dos primeiros elementos que
são necessários na vida Cristã, e nos oferece valiosas instruções sobre como
devemos instruir e cuidar de novos convertidos à fé. O tema de Paulo ao longo
da epístola era encorajar os crentes tessalonicenses a seguir o Senhor em vista
de Sua vinda novamente. As coisas que ele traz diante delas são as mesmas
coisas que precisamos trazer diante de pessoas recém-salvas. A epístola,
portanto, age como um guia para todos os que têm o cuidado dos novos
convertidos.
Enquanto a Igreja estiver na
Terra e o evangelho da graça e glória de Deus for pregado, as pessoas serão
salvas e haverá necessidade de cuidar dos novos crentes. Esta epístola,
portanto, ocupa um lugar muito útil no cânon das Escrituras do Novo Testamento.
Ao olharmos para o conteúdo
da epístola, não encontramos o
apóstolo dando a esses novos convertidos a verdade concernente à posição do
crente “em Cristo” e às grandes bênçãos que temos nele, como ele faz em algumas
de suas outras epístolas. Nem o encontramos revelando a verdade do “mistério”, como ele faz em suas
epístolas aos efésios e aos colossenses (Ef 1:8-10, 3:2-9, 5:32, Cl 1:25-28).
Em vez disso, vemos Paulo abordando coisas que são mais elementares – coisas que
os novos convertidos precisam antes
que qualquer verdadeira instrução doutrinária possa ser ministrada. Ele aborda
as coisas que dizem respeito à sua caminhada prática com o Senhor. Os grandes
princípios da fé são certamente necessários para “estabelecer” almas (Rm
16:25), mas antes disso o novo convertido precisa de alguma maneira ter sua
vida ordenada moralmente, para que ele ande em comunhão com o Senhor, e assim
seja em um estado em que possa crescer espiritualmente. Uma vez que isso esteja
em estabelecido na vida de uma pessoa, aquelas preciosas verdades podem ser
adicionadas com proveito. Isso nos mostra que não produz muito resultado envolver
o intelecto dos crentes com a verdade doutrinária quando suas vidas não estão
em ordem.
Vemos esta ordem em Atos 11.
Os irmãos em Jerusalém ouviram que havia alguns novos convertidos em Antioquia
e, procurando ajudá-los, enviaram Barnabé – que era conhecido por ter uma linha
de ministério prático e devocional – que, ao chegar lá, “exortou” a todos a que “permanecessem
no Senhor” com “propósito do coração”
(At 11:22-24). Então, depois de ter passado algum tempo trabalhando com eles nessa
linha, Barnabé foi a Tarso para buscar Saulo (Paulo) e o levou a Antioquia,
onde eles “ensinavam” aos santos a
verdade (At 11:25).
Por isso, nesta epístola,
Paulo se concentra nas coisas mais simples que têm a ver com a devoção do
crente a Cristo e os padrões morais da vida Cristã. Ele é visto como uma “ama” e como um “pai” na fé em um papel pastoral nesta epístola (1 Ts 2:7, 11), ao
invés de um mestre e um instrutor. Também é significativo que, ao procurar ser
uma ajuda para esses novos convertidos, não lemos sobre Paulo lhes dar
quaisquer programas de auto-ajuda, mas sim encorajamento básico, conselho e
exortação.