A Igreja Não Passará Pela Tribulação

A Igreja Não Passará Pela Tribulação

Esses falsos mestres afirmavam “que o dia do Senhor estava presente”(JND). (A KJV, ARC, ARF dizem “o dia de Cristo”, mas é uma tradução incorreta.). Os tessalonicenses não temiam que o Senhor tivesse vindo, mas que eles iriam passar por certos julgamentos do Senhor antes que Ele viesse. Aparentemente eles foram ensinados que havia certas coisas que tinham que acontecer antes do arrebatamento. A verdade é que, enquanto as Escrituras indicam que há certos eventos que acontecerão antes da Aparição de Cristo, não há sinais ou eventos que precisem ocorrer antes do Arrebatamento. O compositor de hinos colocou corretamente quando disse:

“Nenhum sinal a ser procurado; a Estrela está no céu.
(L.F. # 168)

A ideia de que a Igreja deve passar por um período de julgamento na Terra antes da vinda do Senhor (o Arrebatamento) é prevalecente na Cristandade hoje. Muitos ensinam que “o dia do Senhor” é o tempo imediato que segue ao Arrebatamento – ou seja, o período da Tribulação. No entanto, 1 Tessalonicenses 5:2 e 2 Pedro 3:10 afirmam claramente que ela começa quando o Senhor vem “como um Ladrão de noite”, que é a Sua Aparição. Essa confusão resultou, em grande parte, de não distinguir as duas fases da vinda do Senhor – o Arrebatamento e a Aparição. Por exemplo, se uma pessoa pensava que “a vinda do Filho do Homem” era o Arrebatamento (como muitos fazem), ele concluiria naturalmente, de Mateus 24:29-30 e Marcos 13:24-26, que o arrebatamento ocorre “depois da Tribulação”. Como resultado, muitos acreditam que a Igreja passará por esse tempo terrível. No entanto, a vinda do Filho do Homem é sempre a Aparição de Cristo (Mt 4:27, 30, 37, 39, 44, etc.).
Por Paulo mencionar “vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, e pela nossa reunião com Ele” (o Arrebatamento) antes de falar do “dia do Senhor” está claro que ele entendeu que a Igreja seria arrebatada para o céu antes daquele dia de julgamento.
oito passagens principais nas Escrituras que falam diretamente do período da Tribulação (Mt 24:3-29; Mc 13:4-24; Ap 3:10, 7:14-17; Dt 4:30-31; Jr 14:8, 30:4-7; Dn 12:1). Pensaríamos que se a Igreja passasse pela Tribulação, pelo menos uma dessas passagens falaria disso, mas não há uma referência à Igreja passando por esse tempo terrível! Este fato, por si só, deve ser suficiente para convencer qualquer espírito disposto de que a Igreja não estará no período da Tribulação nem passará por ele.
Por ter um esboço simples do livro de Apocalipse, aprendemos que a Igreja não estará na Terra quando os julgamentos da Tribulação forem derramados. Existem três divisões no livro de Apocalipse, dadas no capítulo 1:19: 
  • “As coisas que tens visto” – referindo-se ao que o apóstolo João viu no capítulo 1.
  • “As coisas que são” – referindo-se aos capítulos 2 e 3, que contêm os discursos do Senhor às sete igrejas, que são uma história moral da igreja professa na Terra, desde o tempo dos apóstolos até seus últimos dias.
  • “As coisas que depois destas hão de acontecer” – referindo-se aos capítulos 4 a 22, em que as aflições da Tribulação são descritas. Esta terceira divisão é chamada “depois destas coisas” (Ap 4:1) porque lida com coisas que acontecerão depois que a Igreja terminar sua história na Terra. 

É instrutivo ver que depois dos capítulos 2 e 3, uma porta no céu se abre e João é chamado: “Sobe aqui” (Ap 4:1). Esta é uma pequena imagem da Igreja sendo chamada para o céu depois de ter terminado o seu curso na Terra, pela vinda do Senhor (o Arrebatamento). Então, do capítulo 4 até o final do livro, onde os julgamentos da Tribulação são descritos, a Igreja não é vista na Terra novamente. Isso mostra que a Igreja não passará pela tribulação.
Quando falsas doutrinas são elaboradas de maneira prática, muitas vezes elas não fazem sentido. Este mesmo ponto sobre a Igreja e a Tribulação é um exemplo. Se todos os santos são levados pelo Senhor ao céu depois da Tribulação (como muitos ensinam), então quem será deixado para povoar a Terra milenar? Com os ímpios enviados para o castigo eterno, a Terra ficaria despovoada! (Os santos arrebatados para estar com o Senhor no ar não voltam a viver na Terra; eles reinarão sobre ela com Cristo nos “lugares altíssimos” Dn 7:18 – JND, 22, 27; 2 Co 5:1).