Os “Sinais Vitais” de Vida


Os “Sinais Vitais” de Vida

Vs. 3-10 – O capítulo 1 está cheio de elogios para os crentes tessalonicenses. Todos os Cristãos precisam de encorajamento e, especialmente, de novos convertidos. Um pastor, ou qualquer um que tenha o cuidado de novos convertidos em seu coração, deve manter isso em mente, e ser o mais abrangente possível quando o louvor é devido. Paulo, portanto, começa recomendando esses novos convertidos pelo que ele viu neles, que eram marcas evidentes da verdadeira conversão. Ele lista uma série de coisas que lhe deram a mais completa confiança de que foram verdadeiramente salvos.
A realidade da conversão é a primeira coisa que alguém que trabalha com novos convertidos precisa ter certeza. A grande questão que precisa ser resolvida no início de nossos trabalhos com um novo crente é: “Essa pessoa é verdadeiramente salva? Ele realmente ‘passou da morte para a vida?’” (Jo 5:24) Isso é importante porque um dos “estratagemas”[1] (Ef 6:11 – tradução de W. Kelly) de maior sucesso de Satanás é introduzir os falsos crentes (aqueles que meramente professam fé em Cristo) entre aqueles que são verdadeiros crentes, numa tentativa de frustrar e corromper a obra de Deus.
Parece que sempre que há uma nova obra de Deus acontecendo, a tática de Satanás é semear “o joio no meio do trigo” (Mt 13:25). Este foi certamente o caso com os trabalhos dos apóstolos no livro de Atos. Satanás procurou interferir no trabalho de várias maneiras, usando crentes meramente professos. Havia “Simão” (At 8:13), “uma jovem, que tinha espírito de adivinhação” (At 16:16-18), e os “sete filhos de Ceva” (At 19:13-17), todos dos quais procuraram juntar-se ao trabalho de alguma forma. Portanto, podemos ter certeza de que onde quer que haja uma obra de Deus acontecendo, o inimigo não estará longe. Obviamente, se um obreiro Cristão discerne que está lidando com um grupo misto de pessoas, ele precisará insistir na verdade do evangelho e na necessidade de fé pessoal em Cristo para a salvação.
Assim como há “sinais vitais” da vida que indicam que uma pessoa está viva fisicamente – batimento cardíaco, pressão sanguínea, etc. – há também “sinais vitais” que indicam que uma pessoa está viva espiritualmente. Neste primeiro capítulo, Paulo fala de vários desses sinais que ele viu em Tessalonicenses que indicavam que havia uma verdadeira obra de Deus em suas almas pela qual ele agradeceu a Deus (v. 2). Ao fazer isso, o Espírito de Deus nos dá um esboço das coisas que devemos procurar nas almas que indicam que elas foram verdadeiramente salvas.


[1] “Strategema” no grego, significando manobra, tática ou ardil utilizados numa guerra com o intuito de enganar, sabotar ou confundir, e assim subjugar o oponente ou inimigo.